Procurar no site


Contatos

Consultora Ambiental Ariane Araújo

(31) 8785-4969 / 9103-6304 / 9864-4894

E-mail: ariane.florestal@yahoo.com.br

Você conhece a Palmeira Juçara ou Palmito Doce?

17-08-2010 11:45

     Nas matas mineiras existe uma Palmeira que simboliza a plenitude de nossa natureza.

    Palmito Juçara, Euterpe edulis, é o nome desta Palmeira, que vegeta nas áreas úmidas, margens de rios e várzeas. Por necessitar de sombreamento nos primeiros anos de vida, somente ocorre naturalmente em condições em que as florestas estejam preservadas e com sua biodiversidade em pleno potencial.

    Dela aproveita-se tudo; desde os troncos e folhas para construções, até o saboroso palmito, alvo de extrativismo predatório que praticamente a dizimou de nosso território. Os frutos alimentam a fauna da floresta; Jacús, Tucanos, Cotias e Pacas.

    Delas extraí-se sua polpa, saborosa e nutritiva, com composição semelhante a superior (em alguns componentes) à de sua “prima” da Amazônia, a Palmeira Açaí, Euterpe oleracea. A extração da polpa se tornou uma alternativa bem rentável na utilização de áreas anteriormente destinadas somente à preservação, como a Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (Margens de rios e nascentes), pois essas permitem fazer manejo, segundo as leis ambientais. Também pode ser utilizada como consorcio e alternativa a outras culturas, como bananal.

    Como conseqüência da destruição das florestas, a Juçara encontra-se ameaçada de extinção. Por não ter reconhecido o valor de seus frutos, seu aproveitamento esteve sempre voltado para o extrativismo do palmito, o que determina o corte da palmeira, e sua conseqüente morte, pois não possui capacidade de rebrota.

    Entretanto, recentemente, com a valorização do aproveitamento da polpa do Açaí, abre-se uma possibilidade de recomposição das formações de Juçara, objetivando-se a produção de polpa. Esta atividade permite a preservação e incremento das populações nativas de Juçara, pois para a produção da polpa as palmeiras não são derrubadas, permanecendo intactas, fornecendo anualmente os frutos para colheita.

 

Disponibilizamos um curso na 81º Semana do Fazendeiro promovido pela UFV e algumas empresas da região, nesse curso falamos desde a identificação da espécie até o ensino de deliciosas receitas por uma excelente nutricionista, que a um tempo trabalha com a polpa da palmeira juçara, Doutoranda Luciana Marques Cardoso. Para saber mais sobre a espécie, usos e receitas entre em contato conosco.

Para dúvidas sobre informaçoes nutricionais do produto so contactar a Luciana pelo e-mail: luciana2504@ig.com.br 

Tambem gerencio venda de mudas da espécie, além de mudas do Açai do Pará e a polpa para produção de receitas, interessados estou a disposição.